Quem sou eu

Minha foto
uma mulher guerreira que luta para atingir os objetivos almejados

Páginas

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ

No ano de 1976, iniciei minha vida no magistério em uma escola da rede privada com uma carga horária de 20 horas. Já casada e com uma filha ainda muito pequena cursava faculdade de Ciências Econômicas na minha cidade natal, campina grande Paraíba, como meu curso funcionava em horário integral sobrava apenas o horário noturno para desenvolver esta atividade profissional e com o pró-labore  poderia ajudar no sustento de nossa família, visto que meu esposo também universitário trabalhava, porém recebia um salário muito baixo. Após concluir o curso de economia na Paraíba logo fui contratada por uma empresa privada chamada refinaria de óleos vegetais ROVSA deixando para traz meu lado a atividade no  magistério, no entanto em 1981 e ja com duas filhas, em virtude de mudança do meu esposo para residir na  cidade de Guarai, na época estado de Goiás hoje o nosso Tocantins fui intencionada a também mudar de cidade vindo logo após três meses residir em Guarai cidade interiorana e sem muitas expectativas para atuar como economista, logo surge mais uma vez a oportunidade de atuar no magistério, a senhora Sofia diretora de uma escola estadual (Colégio Cristo Rei), que funcionava o curso de magistério e contabilidade,vendo minha formação universitária, me convida para atuar como professora na época lpara lecionar OSPB, Economia, Contabilidade, Educação Moral e Cívica e Psicologia,  ficando como contrato temporário por um curto período pois no mesmo ano surge um concurso publico para área do magistério e  para minha alegria abriu vagas para pessoas portadoras de diploma fora da área do magistério,  no qual fui aprovada e classificada, sendo logo chamada para tomar posse e sendo assim entrar verdadeiramente na vida do magistério,  nesta época já não mais por necessidade e sim uma oportunidade de mostrar  meu potencial não só como economista mas agora como professora de carreira. Ao tomar posse além de lecionar as disciplina já mencionada acima na época do contrato temporário no período noturno também atuei como professora do ensino primário, sendo responsável por uma turma do 4º ano primário, foi ai que começa minha paixão pelo magistério, passei aproximadamente uns quatro anos na regência em seguida fui convidada para atuar na escola como coordenadora de merenda, visto que por ser uma nova função na época e para sua atuação havia uma grande utilização de cálculos e sendo minha graduação economia não iria sentir dificuldades em desempenha- la, passei nesta função por uns quatro anos retornando para a regência  desta vez além das disciplinas já mencionada atuei tb como professora de Historia e Ensino Religioso. Com a fundação da faculdade de Pedagogia e Letras em Guarai e eu já apaixonada pelo magistério entrei na faculdade de letras como portadora de diploma e sendo assim  enveredando mais ainda nesta fantástica profissão. Antes de concluir o primeiro ano do curso de letras iniciei o curso de Pos - graduação em Planejamento Educacional.  No mesmo ano de conclusão dos dois cursos surge outro concurso para professores especializados , fui mais uma vez aprovada sendo então não só professora fora da área mas também professora especializada do estado, nesta época já estado do Tocantins onde eu optei em permanecer com os dois concursos dividindo meus períodos nas duas formações. Neste mesmo ano fui convidada a atuar  como auditora de renda do estado e como na época o salário de auditor era muito tentador optei em ficar apenas como auditora e solicitei meu afastamento provisório na área da educação. Atuei nesta função por  quatro anos, retornando mais uma vez para educação, desta vez   fui convidada para dirigir a mesma escola que iniciei minha vida no magistério nesta época com outro nome, colégio estadual dona Anaides Brito Miranda, permanecendo  por um período de aproximadamente dois anos  nesta escola.  Sendo removida para o colégio estadual Antonio Alencar leão, lecionava a disciplina de Educação Física, como vêem a diversidade de matérias que tive o prazer de lecionar e com isto com certeza enriquecendo mais ainda meu currículo, antes de completar um ano atuando na regência nesta escola fui convidada para assumir a direção desta escola, ficando  como gestora até final de 1999. No ano seguinte   (2000), fui convidada pelo prefeito recém empossado Dr. Aluisio para assumir a pasta da educação do município de Guarai, sendo  considerada por mim uma das funções mais espinhosa da minha vida, com muitas vitorias mas também com grandes desafios ficando nesta função por um período de quatro anos. No ano de 2005, fui removida para a cidade de Palmas, passei a  atuar como técnica da Coordenadoria da Educação Especial na SEDUC. Trabalhar com surdos foi muito gratificante para mim, considero-os pessoas totalmente agradáveis e sensíveis e que para minha alegria foi uma recíproca muito grande por parte deles, com quem mantenho um laço de amizade muito forte até hoje, mesmo não estando mais atuando no setor, logo após um ano fui removida para atuar como técnica do setor de Legislação e Normas e em seguida, técnica da  Coordenadoria de Eja e agora atuando como assessora na Diretoria de Educação na Diversidade. Este é o relato de minha vida como professor e aprendiz, pois quero aqui mencionar que neste período aprendi verdadeiramente, a conviver com pessoas de todo tipo de comportamento e com isto eu não só repassei um pouco do que sou como também aprendi a levar um pouco de cada um com quem convivi. Aprendi que cada dia somos responsável pelo que construímos e esta construção é um somatório de idéias não só nossas, mas de todos os que compartilhamos alguma atividade desde que seja socializada e participativa.






                   Berenice Guimarães Figueiredo

Um comentário:

  1. Olá Berenice bom dia, como temos muitas informações sobre as atividades do curso a serem postadas nos blogs é interessante resumirmos os textos para que não se torne cansativos aos visitantes, certo? Interessante também informar no seu blog suas experiências de trabalho suas atividades diárias, enfim, mantenha seu blog atualizado.
    Abr@os
    Merces

    ResponderExcluir