Quem sou eu

Minha foto
uma mulher guerreira que luta para atingir os objetivos almejados

Páginas

sábado, 23 de outubro de 2010

atividade 3 do modulo 1 - curso tecnologia na educação


pesquisa  da internet.


CONHECENDO O MEU CORPO - PARTE I



ESTRUTURA CURRICULAR:

Modalidade de Ensino: Educação Infantil

Componente Curricular: Linguagem oral e escrita

Tema: Falar e Escutar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Os alunos poderão:
  • Familiarizar-se com as características físicas do seu próprio corpo e do corpo do outro;
  • Quantificar e nomear as partes(membros) do seu corpo;
  • Confrontar seu corpo com o corpo do outro, percebendo suas semelhanças.
Duração das atividades: 2 aulas de 45 minutos cada

Por se tratar de crianças de 2 a 3 anos de idade, entendemos que nessa etapa da escolaridade o aluno deverá se familiarizar com as características físicas externas do corpo. Para tanto, propomos a seguinte aula:


O professor  utilizou uma aula com três  momentos

NO PRIMEIRO MOMENTO: o professor leva as crianças para um espaço físico bastante atraente  com espelhos,  e este mediador poderá está mostrando e também pedindo aos alunos que conheçam  seu próprio  corpo  e também o corpo de seus colegas, a medida que estas crianças vão se familiarizando o professor pede para que cada um expressem oralmente o que observaram,


NO SEGUNDO MOMENTO : ocorre a socialização de todos sobre as suas observações. Todos são colocados em circulo e dará inicio a explanação feita por cada um. Como por exemplo o que mais gostaram sobre o visual do espelho e etc. 

NO TERCEIRO MOMENTO : é a hora de utilizar a escrita , cada aluno receberá uma folha em branco e a professora pedirá para que registrem por meio de desenho o que observaram.

Finalizando com uma avaliação do professor  contendo os seguintes pontos:
  1. Quanto a   oralidade da criança:
    1. Se a criança nomeou as partes do seu corpo e do corpo do outro;
  2. Com relação ao seu registro, o nível do seu desenho:
    1. Se nomeou o seu desenho;
    2. Se o seu desenho apresentou formas;
  3. Se a criança conseguiu quantificar as partes do corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário